top of page
Search
  • Writer's picturebrentleyovie

Tipos de Gorduras Presentes nos Alimentos

Updated: May 11, 2021

Ententa aqui os tipos de gorduras que os alimentos contém e veja como consumí-los da melhor forma.



Para termos uma alimentação balanceada precisamos compreender que nem todos os tipos de gordura presentes naturalmente ou artificialmente nos alimentos são prejudiciais à saúde.


Pelo contrário! Comer a quantidade certa do tipo de gordura certo faz com que o corpo funcione melhor, proporcionando saciedade e sendo fonte de energia. Mas qual a quantidade ideal de gordura devemos consumir? E qual tipo de gordura?


· Gordura saturada

Não existe ainda um consenso sobre os efeitos da gordura saturada no corpo, alguns especialistas apontam inúmeros malefícios associando esse tipo de gordura a problemas cardiovasculares, enquanto outros especialistas contestam essa visão.


Essa gordura pode ser encontrada em diversos alimentos, entre eles: bacon, banha de porco, óleo de dendê, carnes gordurosas, laticínios integrais, óleo e derivados de coco e óleo de algodão.


· Gordura insaturada

Uma alimentação rica em gordura insaturada pode inclusive auxiliar a diminuir os índices de colesterol “ruim” e aumentar os índices de colesterol “bom”.


Esse tipo de gordura é necessário para que o corpo possa absorver as vitaminas A, D, E e K.

Você pode encontrar gordura insaturada nos seguintes alimentos: abacate, óleo de girassol, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de peixe, peixes e frutos do mar, óleo de gergelim, soja e grãos.


· Gordura trans

A gordura trans deve ser evitada, estudos comprovam que o consumo regular desta gordura está associado a doenças do coração.


Acontece, que essa gordura é muito facilmente encontrada em alimentos industrializados, porque o seu uso proporciona vantagens para a indústria, como:


1. Aumento da validade do produto;

2. O produto passa a necessitar de menor refrigeração;

3. A gordura trans pode substituir produtos que seriam feitos com gordura animal, por isso, pessoas vegetarianas passariam a consumir o produto quando acontece essa substituição;


Muitas pessoas acabam fazendo dietas mais radicais e com isso tentam eliminar a ingestão de gorduras da alimentação, utilizando preparos específicos para eliminar o máximo da gordura dos alimentos.


No entanto, essa não é a forma mais saudável e equilibrada de se alimentar! O mais importante para ter uma alimentação saudável é dar preferência aos alimentos naturais e frescos, comendo-os crus e in natura, consumir a casca das frutas sempre que possível, e procurar aproveitar os benefícios das gorduras boas para o organismo.


Em contrapartida, diminuir gradativamente o consumo de alimentos processados e industrializados, porque além de apresentarem gorduras que não são essenciais para o bom funcionamento do corpo como é o caso da gordura trans, esses alimentos tendem a ser ricos em sódio, açúcares e conservantes.


A recomendação do Ministério de Saúde da Grã-Bretanha diz que em média os homens devem comer até 30 gramas de gordura saturada diariamente enquanto as mulheres não devem passar de 20 gramas.


Em planejamentos nutricionais bem equilibrados você perceberá que é mais fácil do que se imagina se manter dentro dessa meta e fazer da sua alimentação uma fonte de saúde e bem-estar, tudo isso pode constar no acelerador do inglês ultimate.


Perceba que se você está comendo muito mais gordura que o recomendado, o ideal é iniciar uma diminuição gradual até que consiga se adaptar a uma nova forma de se alimentar com mais saúde. Mas não se faz necessário de forma alguma excluir totalmente as gorduras de suas refeições!

10 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page